“Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)

Caro Colaborador/Colaboradora, Como é bom ter amigos! A amizade é um dom de Deus; é um caminho de humanização e de renovação das relações fraternas, que nos permite existir e viver com a responsabilidade e o compromisso de transformar a própria vida e a vida do outro. Os tempos atuais e o Papa Francisco nos desafiam a ir além dos grupos de amigos e construir a amizade social. Isso nem sempre é fácil, principalmente hoje, quando parte da sociedade e da mídia se empenha em criar inimigos para derrota-los em um jogo de poder. O diálogo é o caminho para ver a realidade de uma maneira nova, para viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum.

O que é a amizade social? É o amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; é uma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente da sua proximidade física; é um amor desejoso de abraçar a todos; é viver livre de todo desejo de domínio sobre os outros; é o amor que rompe as cadeias que nos isolam e separam, lançando pontes; o amor que nos permite construir uma grande família na qual todos nós podemos nos sentir em casa; amor que sabe de compaixão e dignidade.

Amizade social é o amor presente nas relações sociais; é o amor como base da relação entre as pessoas e os povos; é o amor feito cultura. Ninguém amadurece nem alcança a plenitude isolando-se. Por sua própria dinâmica, o amor exige uma progressiva abertura, uma maior capacidade de acolher os outros. O ponto de partida é o reconhecimento fundamental de quanto vale um ser humano, sempre e em qualquer circunstância, considerando-o precioso e digno de todo o cuidado. Só exercitando esta visão da vida é que concretizaremos uma fraternidade aberta a todos.

O desafio de Francisco é ir além: não é amigos que só cuidam dos amigos, nem família que apenas se preocupam com os seus; a experiência da amizade, construída no amor é abrir o coração ao que está ao redor, é sair de nós mesmos para acolhermos a todos. (CF 2024 – Texto Base: Introdução; Fraternidade e Amizade Social) Que Deus nos ajude a compreender o valor da amizade social e viver a beleza da fraternidade humana!

Abraços fraternos,
Equipe de Coordenação,