Convite que tantas vezes tenho feito aos irmãos peregrinos da fé no Natal do Menino Jesus.
E assim seguimos o Caminho, o mesmo que os Pastores dos campos de Belém, trilharam naquela noite luminosa.
Os pastores foram os primeiros a receber a surpreendente mensagem do Anjo: Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês o Salvador, que é o Messias, o Senhor (Lc 2,10).
Exultantes de alegria os pastores foram às pressas, com suas flautas e cantos até Belém, e de fato encontraram o Menino recém nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura, sob os cuidados maternos de Maria e a proteção vigilante de José. Então, em coro com os Anjos cantaram louvores a Deus, dizendo: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados.” (Lc, 2,14)
Neste Natal de 2023, infelizmente porém, não podemos cumprir nossa peregrinação… Belém, hoje, é uma cidade interditada aos peregrinos. Não poderá realizar-se nenhuma solenidade festiva de Natal. Belém, cidade proibida por causa da guerra (Belém está situada em território palestino, na Cisjordânia, a poucos quilômetros de Jerusalém). Ora, precisamente Belém onde Deus, o Abbá! Pai! nos torna todos irmãos, em Jesus seu Divino Filho!
Apesar de tudo, sem retirar nosso olhar de Belém, da Palestina e de Gaza, com profundo sentimento de dor e compaixão pelas vítimas da guerra, caídas de um lado e de outro, vamos celebrar o Natal na fé e na esperança, confiantes que a “verdade e o amor, vencerão o ódio; a justiça e a paz se abraçarão”, conforme rezamos com o salmista (Sl 84).
Todavia, transpondo o tempo e o espaço, vamos celebrar o Natal, com o olhar do coração voltado para Belém da Palestina.
Belém, hoje é aqui, em torno da Mesa da Palavra e da Eucaristia.
Belém, casa do pão, onde a Palavra que se fez carne, veio morar entre nós.
Belém, está onde reina o amor e a caridade. Onde o pão é partilhado.
Belém, está lá onde a vida ameaçada é protegida.
Belém, acontece onde dois ou mais se reúnem em oração em nome de Jesus, o Emanuel, Deus conosco, filho do Abbá! Pai. Nascido de Maria, sob a proteção de José.
Peregrinos da fé, vamos a Belém, mas como os Reis Magos, por outro caminho…
Abençoado Natal.
Pe. José Arlindo de Nadai
0 comentários