PARCERIA ENTRE CASA ANTÔNIO FERNANDO DOS SANTOS (CÁRITAS) E ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA DÁ FRUTOS!
A casa Antônio Fernando dos Santos, um dos abrigos masculinos da Cáritas Campinas, para pessoas em situação de rua, comemora o sucesso de uma parceria que tem garantido o acesso a alimentos frescos e orgânicos.
Há cerca de um ano o coordenador da casa, Michel Cabral, tomou a iniciativa de participar da Articulação da Economia de Francisco e Clara, representando a Casa Antônio Fernando dos Santos. Participando das reuniões, viu que um dos objetivos era desenvolver hortas comunitárias, o que passou a ser feito na própria casa abrigo. A horta abastece a casa e até alguns ex-moradores, que buscam hortaliças.
No início deste ano (2022) Michel começou a desenvolver também, com a ajuda de voluntários e parceiros, uma horta comunitária na região do Alphaville, onde uma professora da escola Waldorf ofereceu um terreno, de mil metros quadrados, para o plantio, colheita e direcionamento para a casa abrigo. A primeira plantação foi de hortaliças, cerca de 300 mudas, e um milharal, “para recuperar a terra, trabalhar o manejo do solo”, conta Michel.
Recentemente foi feita a colheita, que rendeu cerca de 350 espigas de milho, hortaliças, abóbora, entre outros produtos. No fim de março foram plantadas mais 900 mudas de hortaliças e a intenção é plantar a média de mil por mês, com o objetivo de abastecer a casa, conquistar autonomia e não precisar comprar alface, couve, beterraba, cebolinha, tudo produzido sem o uso de agrotóxicos, ou seja, com o controle biológico das pragas.
Em 2020, quando houve um crescimento acentuado da desigualdade e violência no mundo todo, o Papa Francisco fez um chamado para que as pessoas buscassem empreendimentos em todos os países que fizessem parte da chamada economia de Francisco e Clara, que diz respeito aos Santos Católicos da cidade de Assis, na Itália, ligados à caridade.
Por isso, para Michel, Assis é aqui. “Assis é a casa Antônio Fernando, Assis é a horta comunitária da região do Alphaville, Assis é a cozinha solidária do São Marcos (outro projeto solidário) e estamos na luta para ter mais hortas comunitárias em Campinas”.
“O terreno de mil metros quadrados tem água, as mudas são doadas por pessoas que acreditam no projeto das hortas comunitárias, o ex-funcionário da casa abrigo, Wagner, ajuda no transporte dos produtos e assim a gente vai plantando, semeando vida”, conclui Michel.
0 comentários