O curso de formação dos colaboradores da Cáritas Arquidiocesana de Campinas, “Formação em Educação Social junto à população em situação de rua”, apresentou aos participantes as principais doenças infecciosas, muitas delas infecções sexualmente transmissíveis, como o Aids e a Sífilis.
Lívia Minuzzi Vieira, enfermeira da Casa Santa Dulce dos Pobres, um dos 4 abrigos da Cáritas para pessoas em vulnerabilidade social e situação de rua, apresentou as formas de contágio, transmissão, prevenção, além da necessidade constante de testagem e tudo que o SUS disponibiliza em termos de acesso a tratamentos, prevenção e medicamentos.
Lívia promoveu uma dinâmica com os grupos, a partir de uma situação fictícia, para que todos levantassem as dúvidas sobre as formas de transmissão da Aids e do vírus HIV, que pode estar no corpo sem que a pessoa esteja, necessariamente, desenvolvendo a doença.
Além dos números sobre a Aids e a Sífilis no Brasil, foi apresentado um panorama de outras infecções causadas por vírus, como o HPV, que pode causar câncer de colo de útero, a Tuberculose, a Hanseníase e a mais recente, Covid 19. No caso do contágio pelo corona vírus, foram ressaltados os números atuais, de casos e mortes, que ainda merecem preocupação porque toda vida importa. As Fake News sobre a transmissão da Covid também foram comentadas como expressão da “doença da ignorância”, lembrou Leonardo Duart Bastos.
0 comentários