O Abrigo Santa Dulce dos Pobres, que foi criado como “abrigo emergencial” durante a pandemia, em 2020, encerrou o convênio com a prefeitura de Campinas no dia 11/10/2022 e iniciou uma nova etapa na penúltima semana de novembro de 2022.
No novo projeto ele passa a ser “abrigo provisório” e pode acolher 40 pessoas em situação de rua (10 vagas femininas e 30 masculinas junto com pessoas acima de 60 anos, que estão aguardando vaga em instituições de longa permanência – abrigo para idosos). O termo “provisório” se refere ao tempo de permanência, que será menor para os acolhidos. Após esse período os acolhidos serão encaminhados para outros abrigos da rede de assistência do município de Campinas.
O abrigo emergencial acolhia, desde 17 de julho de 2020, 40 pessoas em situação de rua, priorizando aquelas que estavam correndo maior risco de serem contaminadas pelo coronavírus.
Foi fundado com a intenção de manter o trabalho de acolhimento de forma temporária, durante 6 meses, mas esse período foi ampliado para mais um ano e meio, a pedido da prefeitura de Campinas, pelo aumento no número de pessoas com sintomas respiratórias e testes positivos para Covid 19.
O atendimento às pessoas acolhidas no abrigo era feito na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, Jd. São Paulo, ao lado da Casa da Cidadania, num espaço cedido pela prefeitura.
O projeto era um desafio, tanto pela abrangência quanto pelas exigências do momento, por isso, foi essencial o apoio e retaguarda do Comitê Emergencial da COVID 19, da Arquidiocese de Campinas.
A Casa Santa Dulce dos Pobres, ofereceu acolhida e proteção integral para a população em situação de rua durante o pior período da pandemia, com espaço de moradia, higienização, refeições, atendimento psicossocial e de saúde, por meio da equipe de funcionários, de forma ininterrupta (atendimento 24 horas).
Coordenador: Delles de Lean Rodrigues de Sousa
Proteger, promovendo a saúde e a cidadania
Trabalhamos com uma equipe transdisciplinar que é composta por assistente social, psicóloga, oficineiros, serviços gerais, cozinheiras, administrativo e coordenação. Funcionamento 24 horas.