“Colocarei em vocês o meu Espírito e vocês reviverão.” (Ez 37,14)
A Igreja católica celebra durante todo o mês de setembro o mês da Bíblia, uma oportunidade para renovar e fortalecer a fé conhecendo e se aproximando mais da Palavra de Deus. O Mês da Bíblia é comemorado em setembro devido à Festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. Foi São Jerônimo quem traduziu os textos bíblicos originais – do hebraico e do grego para o latim.
Em 2024, o Mês da Bíblia propõe o estudo do Livro de Ezequiel, iluminado pelo lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14) que faz ressoar mais uma vez entre nós a certeza de que o Espírito do Senhor nos conduz à redescoberta da esperança como caminho que dá sentido à vida, colocando-nos no caminho de Deus.
O profeta Ezequiel, cujo nome significa “Deus fortalece”, exerceu o seu ministério no exílio na Babilônia (597 a.C.), quando foram levados para lá os primeiros exilados de Israel (família real, altos oficiais, anciões). No mundo bíblico, o profeta é porta-voz de Deus, é veículo de transmissão da palavra divina e está a serviço dessa palavra. No caso de Ezequiel, sua profecia está carregada de metáforas e expressões que ainda hoje nos fazem refletir. Entre elas a expressão “coração novo” chama a atenção para a tomada de consciência sobre o porquê de Israel ter chegado àquela situação de sofrimento. O motivo seria a infidelidade da “casa de Israel”, isto é, das autoridades e de todo o povo, que, ao invés de seguirem os preceitos de Deus, caíram na idolatria e em outros pecados.
A saída do estado decadente e desolador dar-se-á mediante o poder e a bondade divina: “Darei a vocês um coração novo e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne” (Ez 36,26-27). Os corações petrificados continuam presentes em nossa realidade atual marcada por sinais de morte, intolerância, violência, guerras, crises climáticas e humanitárias.
Um novo coração e um novo espírito se fazem urgentes nos corações petrificados, indiferentes, capazes de tomar decisões insensíveis e frias em seus escritórios gelados. Que não nos faltem profetas cheios do Espírito, corajosos e capazes de dizer palavras de esperança e transformação. “Queridos irmãos e irmãs, demos espaço à Palavra de Deus!
Vamos ler diariamente qualquer versículo da Bíblia. Começar pelo Evangelho: mantê-lo aberto no cômodo de casa, trazê-lo conosco no bolso, visualizá-lo no celular; deixemos que nos inspire todos os dias. Descobriremos que Deus está perto de nós, ilumina as nossas trevas, amorosamente impele para conduzir a nossa vida” (Papa Francisco).
Abraços fraternos,
Equipe de Coordenação,
Cáritas Arquidiocesana de Campinas
0 comentários