De 9 a 23 de setembro a Cáritas Arquidiocesana da Campinas promove um curso de capacitação online com os colaboradores das Casas Abrigo. Entre os temas, a História da Assistência Social e da Cáritas e a Política Nacional de Atendimento à população em situação de rua.
A dinâmica de cada encontro, com participação de quase 40 pessoas, envolve a partilha de informações e experiências no trabalho com as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, em Campinas.
Foi apresentada a legislação que regulamenta a atividade de instituições como a Cáritas, que permite a garantia de uma série de direitos e obrigações no cuidado com o outro.
No terceiro dia do encontro foi ressaltado como a pandemia afetou o trabalho, mas trouxe também a consciência da importância do “cuidar”, que exige empatia, doação, compreensão e afeto. Segundo os participantes, as restrições impostas pelo distanciamento social provocam angústia e medo, mas a troca online de vivências pode trazer também aprendizado.
A pandemia de Covid 19 escancara ainda o abismo social em que vivemos, onde os vulneráveis estão ainda mais vulneráveis. “Entre os ricos o contágio da doença é maior, mas entre os pobres o número de mortes é maior”, disse um dos colaboradores.
A pandemia também revela que, mesmo afetadas, instituições como a Cáritas, Igrejas e outras continuam sendo protagonistas em favor dessas pessoas, ficando na linha de frente, se expondo, se doando.
Despedida inesperada
Infelizmente, o encontro também foi marcado pela dor da perda de um dos moradores da Casa Abrigo Santa Dulce dos Pobres. Sr. Antônio Cabral Evaristo, 65 anos, faleceu vítima de insuficiência respiratória no dia 11/09/2020. Um momento de oração foi a despedida dos amigos e de todos que participavam do encontro de capacitação.
0 comentários