Num momento tão difícil como o atual, diante de toda tragédia trazida pela pandemia, muitos insistem no egoísmo e em práticas que os afastam do bem. Isso apenas reforça a importância daqueles que, movidos pela compaixão, jamais abandonam a prática do amor ao próximo.
É em meio às dificuldades que algumas pessoas se iluminam e assumem a difícil missão de socorrer os mais necessitados. Felizmente, esses que despertam não são poucos. Ao contrário, formam um pequeno exército capaz de fazer diferença na vida de muita gente. Pesquisa recente encomendada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB), sobre a Ação Social da Igreja no Brasil, colheu números impressionantes. “Somando-se as 21 Pastorais Sociais estruturadas nacionalmente, as Obras Sociais da Igreja chegam à somatória de 499,9 milhões de atendimentos a cerca de 39,2 milhões de pessoas e aproximadamente 11,8 milhões de famílias”, informa o site da CNBB.
Somando-se a esse trabalho das pastorais sociais ligadas às igrejas, há inúmeras associações, fundações e organizações, além de ações individuais ou de pequenos grupos, voltadas à solidariedade e à caridade. Chega-se a um número enorme de agentes do bem, dedicados a diminuir o sofrimento daqueles que precisam.
Destaca-se nesse contexto o brilhante trabalho da Caritas Campinas, que mantém 4 abrigos acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social e que já atendeu mais de 900 pessoas nos últimos dez anos.
Por isso tudo, vemos que a luta por uma sociedade mais justa e igualitária é permanente, mas, como os números e as pesquisas indicam, é uma batalha que está muito longe de ser perdida, como pensam muitos daqueles que se deixaram abater pela aspereza dos tempos atuais.
Há sempre alguém que precisa de nosso afago, de nossa palavra, de nosso amor e nossa caridade. Sempre que decidimos praticar a solidariedade, movemos uma enorme corrente do bem, onde a soma de pequenas ações individuais forma uma gigantesca onda de amor e humanidade.
Por: Marcelo Queiroz, Digital Marketer em Campinas-SP.
0 comentários