A Casa Antonio Fernando dos Santos (CAFS) é um serviço de acolhimento institucional na modalidade abrigo que atende pessoas em situação de rua em Campinas-SP, fundada em 20 de maio de 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Abriga 20 pessoas adultas em um imóvel na região central e os moradores desenvolvem o seu plano para superar a situação de rua. O serviço segue a Política Nacional de Assistência Social (2004).

Na construção cotidiana o que caracteriza a CAFS é a horizontalidade nas relações e participação dos moradores e funcionários nos processos decisórios e na concretização do projeto, ou seja, morador e funcionário são constantemente convidados a refletirem as questões do abrigo, além de participar das tomadas de decisões. Nesse processo, todos são considerados em mesmo grau de importância, não prevalecendo a ideia de que alguém é mais autoridade ou capaz que outro.

Refletindo com Freire (2011), o caminho adotado nesses espaços é o de dialogar e pensar sobre a visão de todos, sendo que a visão dos moradores, atendidos pelo serviço, reflete a sua situação no mundo. O objetivo de fazer junto com o usuário é construir uma compreensão acerca do pensamento linguagem referido à realidade, e não analisar os moradores como se fossem peças anatômicas, para assim poder emergir os temas geradores que serão a base da reflexão que contribuirá para o processo de empoderamento do sujeito.

Dentro deste contexto se tem a participação mais efetiva do usuário na gestão de seu projeto de vida, das relações com a CAFS e nas decisões quanto a operacionalização do projeto. Antes de criar espaços deliberativos no projeto, encarar o desafio de tornar todos os espaços, todos os encontros em momentos participativos. Desde sua inauguração a casa atendeu mais de 400 pessoas e tem um percentual e efetividade de 75%, considerando como efetivas a autonomia institucional e a saída da situação de rua.

Coordenador: Gisele Maia
Telefone da Casa: 19 33670227

Diálogo, compreensão e participação

Trabalhamos com uma equipe transdisciplinar que é composta por assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, juntamente aos monitores, serviços gerais, cozinheiras, administrativo e coordenação. Funcionamento 24 horas.